Laboratório S.O.S da Sotreq inicia análise de diesel

Empresa disponibiliza ensaios sobre as condições do óleo que são capazes de identificar a adequação do combustível e do sistema de injeção de seu Equipamento

O bom funcionamento do motor depende muito da condição do diesel que está sendo empregado. Óleo de boa qualidade e manuseado corretamente deve estar sempre sem a presença de contaminantes, água e com teores de enxofre e biodiesel adequados à legislação permitindo assim o aproveitamento máximo da performance e da vida útil de bombas, bicos e unidades injetoras de seu equipamento.

Para atender a necessidade do setor e ajudar no máximo retorno de investimento do seu ativo, a Sotreq, empresa com 76 anos no mercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat® no Brasil, acaba de acrescentar ao seu portfólio a análise de óleo diesel. Esse ensaio funciona por meio da coleta periódica de amostras que, posteriormente, são enviadas ao Laboratório S.O.S Sotreq, situado na unidade de Contagem, município de Minas Gerais.
“Não é uma análise da marca do produto, mas da condição do combustível para operação da máquina, ou seja, verifica eventuais desvios nas características físico-químicas do óleo diesel, contaminações por partículas ou água e se teores de biodiesel e enxofre estão dentro das especificações informadas pelo cliente”, informa Wildney Silva, Consultor de Vendas do Laboratório S.O.S Sotreq.

A análise de partículas presentes no diesel auxilia os técnicos a definir a condição do sistema de injeção do equipamento e também um conjunto de elementos aditivos mínimo esperado no diesel, suportando assim as decisões gerenciais de manutenção dos sistemas de injeção.

Passo a passo

O envio do material é feito por meio de um frasco específico para a finalidade. Ele precisa, impreterivelmente, conter dados de identificação, como série e frota de origem. “A retirada da amostra para análise pode ser executada pelo próprio cliente. Para isso, fornecemos um treinamento, com duração de duas a três horas, que pode ser on-line ou presencial na Sotreq ou no próprio local de operação do cliente”, descreve Raquel Cunha, coordenadora do Programa SOS.

Já no laboratório, que é considerado o maior, mais moderno e completo no ramo de análise de óleo lubrificante e de líquido de arrefecimento da América Latina, essa amostra passa por sete tipos de testes. O resultado leva, em média, 96 horas para ser concluído. “Todos os resultados são disponibilizados no SotreqLink e no SOS Web, ambas com acesso pelo nosso site: www.sotreq.com.br. Nessas ferramentas, estão disponíveis dados sobre os compartimentos, comparação de amostras, gráficos, entre outros recursos”, complementa Silva.

Análises do óleo diesel

De acordo com o Consultor de Análise de óleo, as amostras enviadas pelos clientes passam por diversos ensaios, todos conforme as normas internacionais. Essas amostras devem ser colhidas diretamente do tanque dos equipamentos, pois esse será o combustível consumido pelo motor e, portanto, influenciará na vida útil deste e de seus componentes. Também são importantes as amostras colhidas dos veículos de abastecimento, postos e tanques de armazenamento, pois com essas é possível diagnosticar toda a cadeia de abastecimento de combustível do cliente.

Os Ensaios que compõem a Análise de Diesel da Sotreq são:

  • Teor de Biodiesel: É verificado se o diesel está com o percentual de biodiesel especificado pela legislação vigente;
  • Teor de Enxofre: É mensurado o teor de enxofre no óleo diesel e se esse teor condiz com o tipo de diesel informado pelo cliente;
  • Contagem de Partículas: É possível averiguar se o índice de contaminação do diesel está adequado ao especificado para o equipamento. Contaminações excessivas podem danificar os componentes do sistema de injeção, e devem ser motivo de estudo completo da cadeia de abastecimento e armazenagem de combustível;
  • Viscosidade a 40 graus: Nesse teste, a viscosidade é medida a 40 graus para verificar se o óleo diesel está conforme especificado na legislação vigente e também se está contaminado;
  • Cor: Cada diesel tem uma cor específica. Esse teste ajuda a detectar se o combustível utilizado na máquina está de acordo com a sua especificação;
  • Água por Karl Fischer: Nesse ensaio, é verificado quantitativamente o teor de água presente no óleo diesel, substância extremamente prejudicial ao equipamento.
    Análise de elementos de desgaste: Traz uma informação da máquina ou o local onde está armazenado o óleo diesel. Com ela, é possível indicar a saúde do sistema de injeção e, assim, apontar as ações de manutenção necessárias, diminuindo custos e maximizando o uso do equipamento.

Depois de realizados os ensaios, os resultados são enviados a técnicos treinados e certificados em análise pela Caterpillar, que então interpretam e liberam os resultados para o cliente acessar no SotreqLink ou no SOS Web.

“O Laboratório S.O.S é multimarca e possui mais de 35 anos de experiência em análise de fluídos de equipamentos Caterpillar, equipamentos similares e da indústria de forma geral. Nosso objetivo é agregar na manutenção preditiva do cliente, por meio da identificação antecipada de problemas que podem interferir na vida útil da máquina. Com isso, diminuímos tempo de parada, custos de manutenção e melhoramos o rendimento da mesma. A Análise de Diesel passa a ser mais uma forte ferramenta nesse sentido.”, conclui Wildney.


 

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